Este site foi criado com o intuito de ajudar as pessoas a entenderem sobre educação financeira e investimentos. O cerne do site são os militares, pois por eu ser um militar, entendo bem das dificuldades que esta classe passa em termos financeiros e não estou falando das dificuldades salariais.
Um pouco de história
Natural do Rio de Janeiro – RJ entrei para a Academia da Força Aérea em 1999. Formado em 2002, como todo bom aspirante, já sai da Academia com o financiamento do carro e um empréstimo. Durante meus quatro anos na AFA eu já fazia várias contas na minha agenda para saber o que conseguiria comprar. Transferia dinheiro de um banco para o outro e criava estratégias para não pagar juros.
Já como tenente, abri conta em uma corretora chamada WinTrade mas não operei nada por lá. Não investi e nem aprendi nada de investimentos. Isto aconteceu em 2003. Dei o primeiro passo mas não continuei. Atribuo grande parte de não ter continuado, ao fato de não estar inserido em um meio que tratasse de investimentos. Eu não vivia em meio às pessoas que pudessem me ensinar algo e sendo assim, acabei não avançando nos estudos.
Todo mundo tem um mentor
Avançando um pouco mais no tempo, em 2007 conheci um sargento que investia na bolsa de valores. Ele operava na minha frente e por diversas vezes eu pude ver como era lucrativo. Claro que eu sabia que necessitava de muito estudo, afinal ele já estava há 10 anos no mercado financeiro.
Foi aí que resolvi aprender de vez. Pedi a ele para me ensinar e ele prontamente disse que sim e realmente me ensinou muita coisa. Hoje eu digo que ele é meu mentor. Foi ele quem me mostrou como poderia ganhar dinheiro no mercado financeiro sem comprometer minha carreira. De início, ele já me indicou alguns livros que li e confesso que não tinha entendido muita coisa por serem bem técnicos. Mas o tempo foi passando e eu aprendendo cada vez mais.
O comportamento de todo iniciante nos investimentos, fazer trade
Em 2008 veio a crise mundial. Eu como todo bom iniciante estava querendo fazer trade. Pensava que seria fácil tirar 1% ao dia e assim tiraria em média 20% ao mês. Este é o grande engano dos iniciantes e não fugi à regra. Perdi dinheiro, vi oportunidades de investimentos e peguei empréstimos para investir. Ganhei e perdi e no fim das contas meu saldo ficou levemente negativo. Para minha própria desculpa, aproveitei uma transferência para outro estado e sai da bolsa de valores em 2010.
Em 2011 voltei a olhar os títulos do tesouro direto. Comprei alguns títulos com prazo de vencimento em 10 anos e comecei a me empolgar novamente. Comecei lentamente a comprar mais títulos e a relembrar o que tinha aprendido em ações. Reli alguns livros e acompanhei o mercado por um tempo.
Em 2013 comecei a comprar ações novamente. Operava swing trade, ou seja, comprava e vendia em pouco dias. Comecei a olhar algumas rendas fixas e fui iniciando uma diversificação da minha carteira. Neste ponto já estava reestabelecido em relação aos investimentos novamente.
Estratégia consolidada
Em 2015 comprei meu primeiro Fundo de Investimento Imobiliário (FII). Era um mercado totalmente novo para mim mas percebi que não era tão difícil de estudar. Percebi que o entendimento era mais fácil do que ações. Ampliei os estudos e a carteira. A partir de então já investia em renda fixa, ações e FII.
Em 2016, já mais experiente, me tornei um Buy&hold. Entendi, enfim, qual seria a melhor opção para nós militares. Devido às constantes movimentações, dedicação ao trabalho e missões, o ideal era comprar bons ativos e deixar que eles trabalhassem para mim sem precisar acompanhar diariamente.
Ainda em 2016, fui designado para uma missão de paz da ONU no Saara Ocidental. Passaria então a receber em dólar e foi aí que minha mente se abriu para novas oportunidades. Era hora de investir em algo no exterior. Aproveitei o tempo livre que eu tinha e comecei a estudar sobre ativos no exterior.
Em fevereiro de 2017, comprei meu primeiro ativo nos Estados Unidos e desde então venho aportando tanto no Brasil quanto no exterior de forma regular. Minha mente se abriu mais ainda quando estudei material sobre investimentos no exterior.
Hora de compartilhar conhecimentos
Desde 2018 eu tinha a vontade de criar um site para compartilhar toda a experiência que adquiri. Já conversei com vários amigos sobre o assunto mas parece que poucos se interessam. Infelizmente muitos de nós não damos valor ao que está de graça e a nossa volta. As vezes uma pessoa anônima em um site tem mais credibilidade do que seu amigo da seção ao lado.
Neste ano de 2019, resolvi colocar o site em prática e escrever sobre várias experiências que vivi. Queria relatar também algumas dificuldades de amigos que ajudei a superar. Soma-se a isto os anos que passei formando militares, principalmente recrutas, e vendo sempre muitos endividados sem saber o que fazer. Assim como eu era um tenente que estava endividado, hoje sei que também há muitos oficiais com dívidas.
Educação Financeira
A educação financeira não está presente nos bancos escolares e nem sempre conversamos sobre ela. Neste site, iremos conversar muito sobre educação financeira e investimentos. Vários tabus serão quebrados como o da casa própria. Veremos que as instituições financeiras querem seu dinheiro e querem que você pague juros. Veremos também planos de aposentadoria com renda extra proveniente dos rendimentos de ativos como ações e FII.
Por fim, fiquem todos bem a vontade para participar e compartilhar suas experiências. Este é um espaço destinado a todos aqueles que querem aprender e contribuir. O espaço é aberto de recruta até oficial general de quatro estrelas. Vamos todos ser respeitosos em todos os sentidos.
Brasil acima de tudo!
Mendes