Previdência militar

Primeiro passo: Educação Financeira

Salve nobres Combatentes!

Atenção sala! Vamos começar nossos trabalhos sobre educação financeira. Xerife, deixe o turno à vontade para fazer perguntas e participar do bate papo. Participem e tirem suas dúvidas. Deixem suas experiências também. Não deixe ninguém torar hein!

O primeiro passo rumo à independência financeira é ter educação financeira. Após estes objetivos superados, passamos à situação de aptos a investir nosso dinheiro mas para isso, precisamos de um pouco de estudo. Sem educação financeira fica muito difícil ter tranquilidade no futuro.

O que é Educação Financeira?

A educação financeira tem, por propósito, auxiliar os consumidores na administração dos seus rendimentos, nas suas decisões de poupança e investimento, no seu consumo consciente e na prevenção de situações de fraude.

Esta é uma definição mais acadêmica e traduzindo para uma linguagem mais simples, educação financeira é você saber utilizar seu dinheiro de modo correto e não entrar em dívidas ou financiamentos. Veremos no futuro que quem tem educação financeira consegue com muito mais facilidade atingir seus objetivos.

Já iniciando os estudos sobre educação financeira, vamos ver a definição de poupar, economizar e investir.

  • Poupar – Significa guardar parte do que ganha;
  • Economizar – Significa deixar de gastar com algo ou conseguir comprar a mesma coisa com menos dinheiro;
  • Investir – Colocar o dinheiro para trabalhar para você trazendo rendimentos.

Estas três simples definições vão nortear todos os estudos sobre educação financeira. Sabendo destas três definições eu já faço a primeira pergunta: Você já poupa, economiza ou investe? O ideal é fazer as três coisas juntas mas se você já faz pelo menos uma delas, já é um bom começo.

A maioria das pessoas, e aqui estão incluídos os militares, não poupa nada. Muitas pessoas passam anos trabalhando e além de gastar tudo, ainda entram em gigantes financiamentos que comprometem grande parte do salário, muitas das vezes ultrapassando 50%.

Se você ainda não executa nenhuma das três ações, considere iniciar o quanto antes. Para isto vou deixar aqui algumas dicas sobre cada uma delas e você já pode começar a pensar em como encaixar no seu dia a dia e no seu orçamento.

Primeiro passo: Educação financeira
Educação financeira deveria ser ensinado nos bancos escolares

Poupar

Pague-se primeiro

O mais importante em poupar é o que chamamos de: Pague-se primeiro. Pode parecer simples mas a maioria das pessoas não se paga antes de pagar os outros. Geralmente vemos as pessoas falando que se sobrar dinheiro no fim do mês, ai sim irão guardar. Esta atitude está completamente errada! Você tem que pagar aquele que mais trabalhou no mês que é você mesmo. Os demais vêm depois.

Então, se você define que vai guardar 10% ao mês, isto significa que vai ter que passar o mês todo com os 90% que sobraram. Destes 90% você paga luz, água, aluguel e outras contas além do lazer. E não há desculpas, tem que guardar os 10% e viver com 90%. É aqui que a disciplina impera e nós como militares, somos os maiores guardiões e executores da disciplina.

Crie metas

As metas são importantes para manter a disciplina. Assim como para o montanhista só o cume interessa, para o investidor só a independência financeira interessa. A meta do montanhista é o cume e a do investidor é não depender de ninguém pra viver.

Precisamos criar metas de curto, médio e longo prazo. As metas de curto prazo podem ser a compra de algo novo como um telefone, uma viagem, uma roupa ou algo que tenha um valor considerável mas que não precise de grandes planejamentos. Se quiser trocar de telefone, programe para trocar em 6 meses em diante.

As metas de médio prazo já requerem um planejamento um pouco maior. A troca de um carro, por exemplo, já se qualifica como uma meta de médio prazo. O ideal é que você planeje a troca do carro com pelo menos um ano de antecedência. Assim pode juntar dinheiro e quando chegar a hora, faz a troca e fica sem dívidas. Uma festa de formatura também é uma meta de médio prazo.

Já as metas de longo prazo são aquelas que requerem um planejamento longo. A compra de uma casa é uma meta de longo prazo, pois deve ser planejada bem direitinho para não ficar pagando juros por 30 anos. Aliás, falaremos em breve sobre comprar imóvel e pagar juros por longos períodos. Como falei, as metas ajudam a manter a disciplina. Cada objetivo alcançado é uma vitória e uma missão cumprida.

Aposentadoria antecipada

Pense na aposentadoria antecipada. Poupar vai te levar a se aposentar antes do que imagina. Não que você precise dar baixa porque teremos que cumprir todos os anos de serviço conforme nossa previdência mas, em termos financeiros, você já estará aposentado antes desse tempo.

Essa aposentadoria antecipada vai te dar tranquilidade na hora de ir pra reserva. Saber que pode pedir reserva, pois sabe onde vai morar e aquela diária ou aquela transferência não vai mais ser o refúgio pra equilibrar as contas, te trará liberdade. Pense bastante em aproveitar a vida com familiares.

Vejo muitos militares que chegam aos 30 anos de serviço mas não têm onde morar e ficam preocupados com o salário. Alguns terão que pagar aluguel e tirar do salário vai dificultar muito a vida. Os filhos sofrem, a esposa sofre e por fim acaba em uma situação bem delicada. Alguns casamentos acabam por conta disso.

Economizar

Economizar é gastar com racionalidade. Então, se você quer comprar algo, pesquise bastante antes de comprar. Pense duas vezes se você realmente precisa comprar aquele produto ou contratar aquele serviço. Se puder adiar, adie! Não compre coisas caras só pela marca, não compre coisas caras só para aparecer para os outros.

Não compre por emoção

Evite comprar por emoção, esta é a maior armadilha que existe. Os vendedores são treinados para conseguir te vender algo que você não precisa pra pagar com um dinheiro que você não tem. Eles usam técnicas de vendas e de convencimento que te induzem a pensar que aquele é o único negócio bom do mundo. Fuja dessa armadilha e por mais tentado que fique, diga que voltará em breve.

Aprenda a dizer não!

Diga não em primeira mão. Pode soar estranho mas diga não quando se tratar de gastar dinheiro ou de comprar algo. Muitas das vezes a gente gasta dinheiro porque ficamos com vergonha de dizer não. Aquele vendedor atendeu tão bem que fica chato não comprar nada, não é verdade? Então, seja o chato e diga NÃO!

Além de dizer não aos vendedores, tem que aprender a dizer não aos parentes e amigos também. Outra coisa bem difícil de fazer é negar algo para um familiar ou grande amigo mas acredite, será melhor você dizer não do que ficar endividado ou não reaver aquele valor de volta.

Nunca pague juros!

Se tem uma coisa que destrói qualquer vida financeira é pagar juros. Juros, principalmente bancário e de cartão de crédito são os piores no mercado financeiro. A palavra juros deve vir no seu vocabulário apenas na parte de receitas, ou seja, você deve receber juros e não pagar por ele.

Agora te faço outra pergunta: Você paga juros hoje? Se paga, já está atrasado em relação a educação financeira e já vamos começar a trabalhar isso. Comece a pensar em economizar para quitar as dívidas e não pagar mais juros pra ninguém.

Antigamente as pessoas juntavam dinheiro para comprar algo. Hoje as pessoas vão comprar um carro e fazem um financiamento de 100% do valor a uma taxa de juros que ele nunca vai conseguir em investimentos. Fiquem muito atentos àos juros cobrados em qualquer lugar. Os vendedores fazem a parcela caber no bolso e assim a gente paga dois ou três produtos. Fujam!

Investir!

Investir é colocar o dinheiro para trabalhar pra você. Somente após você dominar seu psicológico, criar uma disciplina, poupar e economizar, aí sim você poderá começar a pensar em investir. Existem uma infinidade de investimentos mas para investir é necessário elaborar uma estratégia e um planejamento.

Antes de investir é necessário definir qual o objetivo. Feito isto, você deverá traçar uma estratégia, elaborar um plano de execução e estudar um pouco o assunto. Parece que é muito difícil mas na real não é. São etapas simples que você faz em poucos minutos, com exceção dos estudos.

Sobre investimentos nós vamos falar bastante aqui no site. Veremos quais são aqueles que nos atendem mais, como fazer pra evitar taxas, como fazer pra maximizar os ganhos e também como pagar os impostos. Como os assuntos são bem extensos, vamos escrevendo de acordo com a demanda.

Conclusão

Bom senhores, começamos a falar aqui sobre educação financeira. Vimos os conceitos de poupar, economizar e investir. O assunto é bem extenso e vamos precisar de vários posts para transmitir esses conhecimentos. Caso tenham alguma dúvida ou contribuição, deixem nos comentários.

Xerife, pode comandar o fora de forma!

Rate this post

4 thoughts on “Primeiro passo: Educação Financeira

  1. É difícil organizar a vida financeira pois não fomos condicionados para ser educados financeiramente. E criar metas é importante, mas persegui-las é o grande desafio. E postagens inspiradores como essa nos ajudam a perseverar. Excelente texto!

    1. Olá Railander! A educação financeira deveria ser ensinada nos bancos escolares. Tenho certeza que se os jovens tivessem conhecimento sobre o assunto, teríamos menos adultos endividados.

      Infelizmente nossa cultura é de consumo excessivo, crédito fácil e de não poupar antes de tudo. Primeiro pagamos todas as contas e, se sobrar algo, aí até guardamos.

      Abraço.

  2. Excelente Post. Sou militar e faço parte da comissão de PEF da Fab. Estou usando para referência e indicação na minha unidade. Parabéns

    1. Olá Araujo. Parabéns por fazer parte do Programa de Educação Financeira. Ajude mais pessoas compartilhando o conteúdo.

Leave a Reply