milionário

Fique milionário em 30 anos, ou menos

Esta semana eu participei de um podcast com uns amigos sobre o movimento FIRE. Para quem não conhece, o movimento FIRE é um grupo de pessoas que já está aposentado precocemente e com dinheiro suficiente para viver, sem depender de um salário.

A sigla FIRE significa Financial Independence & Retire Early. Há muita discussão sobre ser um FIRE mas o que quero trazer aqui é que você pode se tornar um milionário, com facilidade, em 30 anos. Na verdade um FIRE não precisa ser milionário e nem sempre um milionário é um FIRE.

Voltando ao podcast que eu participei, os integrantes eram pessoas que já se denominaram FIRE. No episódio em questão, eu fui questionado sobre ser um FIRE ou não e foi ai que surgiu o assunto de ser milionário em 30 anos. Explico:

Militares têm condições financeiras diferenciadas

Como militares, nós temos condições financeiras diferenciadas. Apesar de muitos reclamarem do salário que recebemos, quando nos comparamos com os trabalhadores em geral, nosso salário está dentro e acima da média dos brasileiros.

Outra grande vantagens que nós militares temos é a estabilidade financeira. A pandemia veio para mostrar e comprovar que temos condição financeira diferenciada, afinal, nosso salário não reduziu em momento algum. É essa condição financeira que nos leva a ser milionário em 30 anos, ou menos.

Mesmo sem ter hora extra, fundo de garantia ou participação nos lucros das empresas, ainda assim temos décimo terceiro e férias garantidos por 30 anos. Isso também pode alavancar nosso plano de ser um milionário.

30 anos, ou menos, para se tornar um milionário

Ser um milionário não quer dizer muita coisa, é apenas um marco. Existem pessoas que não são milionárias e possuem uma vida muito regada com conforto, segurança, viagens dentre outras coisas. Entretanto, existem pessoas que são milionárias mas vivem procurando um propósito para viver e não conseguem usufruir do que tem.

A questão é que você, militar, pode se tornar um milionário em 30 anos ou menos. A maioria deve estar torcendo o nariz neste momento dizendo que ganha muito pouco e não tem como se tornar um milionário mas não é verdade. Não ganhamos pouco e temos 30 anos para acumular patrimônio.

milionário

Se você estiver no início da carreira, terá 30 anos para investir pelo menos uma parte do seu dinheiro. Todos os meses, religiosamente, pegue de 10 a 15% do seu salário e invista. Estude um pouco sobre investimentos e invista em algo que te dê segurança e um bom retorno.

Mas se é tão simples assim, pegar parte do meu salário e todos os meses investir durante 30 anos para me tornar um milionário, por quê a maioria dos militares não são milionários? Simples, pela falta da educação financeira.

Educação financeira

Eu criei este blog para falar de educação financeira e investimentos para os militares. Após 22 anos na Força, eu vejo que temos uma carência muito grande de educação financeira, planejamento financeiro e de aprender investimentos.

Os militares incorrem em grandes erros como comprar um imóvel que está além de suas capacidades financeiras logo no início da carreira ou um belo carro ou viajar por ai. Esses erros comuns já atrasam qualquer um rumo ao status de milionário.

No podcast em questão debatemos exatamente isso. Eu estava dizendo que pela condição de estabilidade que temos, podemos nos tornar milionários em 30 anos que é o tempo que devemos cumprir de serviço ativo. Aqui excluí 5 anos considerando que estaríamos em bancos escolares.

Além da educação financeira temos que fazer o planejamento financeiro, evitar entrar em dívidas e aprender sobre investimentos.

Investimentos

Se você ainda não investe em nada e ainda não entende como funciona, temos vários posts aqui mostrando como abrir conta em corretora, como funcionam os fundos de investimentos imobiliários e como funcionam as ações. Até investimentos no exterior já comentei por aqui.

Mais importante que os investimentos é a gestão do seu dinheiro e o controle de suas dívidas, por isso temos posts comentando sobre compra de imóvel. Quando será bom para comprar um imóvel? Será logo no início da carreira?

Torne-se um milionário

Que tal começar um desafio a partir de hoje, rumo à se tornar um milionário? Comece agora mesmo a organizar suas contas e a guardar um dinheiro todos os meses, religiosamente. Vamos falar sobre investimentos e traçar um planejamento rumo ao milhão.

Não fique se garantindo apenas no seu salário quando for para a reserva. Quanto mais velho ficamos, mais conforto precisamos e até mesmo a saúde precisa de mais cuidados o que custa mais caro. Se ainda não leu o post onde falo sobre aposentadoria, clique aqui.

Considerações Finais

Por mais que pareça utópico ou uma completa viagem, você pode sim se tornar um milionário. O rótulo de milionário é mais para chamar a atenção. A ideia do post é mostrar o quanto somos privilegiados financeiramente e o quanto podemos juntar dinheiro por 30 anos.

Para você que acredita que pode ser um milionário em 30 anos ou menos e quer aprender como, vou deixando uma série de postagens aqui no blog com esse intuito. Não deixe de visitar todas as outras páginas e de deixar suas dúvidas nos comentários.

Acredite em você mesmo! Faça seu planejamento financeiro e comece agora mesmo a guardar dinheiro todos os meses até o seu último dia de trabalho na ativa. O assunto continua em desenvolvimento.

Selva!

MEN

Leave a Reply