Santa Maria

Até breve Santa Maria

Bom dia Senhores!!!

O assunto de hoje não tem a ver com investimentos financeiros mas sim com uma especificidade da nossa carreira militar, a transferência. Hoje o assunto é sobre o início de uma nova fase na carreira e o até breve da Organização Militar que me acolheu por dois anos e meio, Santa Maira.

Este é o primeiro post que falo de algo que não seja especificamente sobre educação financeira. No entanto não quer dizer que não seja algo significativo. Hoje falo um pouco do meu período como Comandante do Esquadrão de Segurança e Defesa de Santa Maria, da despedida da cidade e dos amigos que fiz e o início da nova fase no Curso de Comando e Estado Maior.

Chegada em Santa Maria

A página “sobre” tem um pouco da minha carreira, no entanto vou falar sobre minha chegada em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Apesar de já ter servido em Canoas – RS, voltar ao Estado foi uma grande quebra de paradigmas para mim.

Cheguei em Santa Maria em julho de 2017 vindo de uma missão de paz da ONU (falarei dessa missão em breve). Fui designado Comandante do Esquadrão de Segurança e Defesa, missão que cumpri com muito entusiasmo e dedicação.

Apesar de já ter servido no Rio Grande do Sul, jamais imaginava retornar aos pampas gaúchos mas, além de ter sido designado Comandante, teve uma gaúcha que ajudou nessa história ai. Enfim, estava eu de volta à terra do chimarrão 🧉.

Chegando em Santa Maria encontrei uma tropa muito disciplinada e dedicada. Instalações que necessitavam de reparos como a maioria das nossas instalações militares. Também encontrei grandes amigos e excelentes comandantes de esquadrões que ombrearam comigo lado a lado as missões da Ala 4 Comandada pelo Cel Montagner.

Não posso deixar de citar que encontrei a melhor equipe SAR do sul do mundo. Era a menor equipe do Brasil mas com certeza a mais dedicada. Profissionais excelentes me acolheram e dividiram suas horas de voos nas aeronaves black Hawk do 5º/8º GAv.

Estada em Santa Maria

Durante esses dois anos e meio cumprimos várias missões, passamos por várias dificuldades, enfrentamos greves, chuvas torrenciais, racionamento diversos, portões abertos, formação de diversos militares desde soldado até oficiais e demais problemas e missões afetos à caserna.

Sabendo que das dificuldades financeiras que os militares passam, resolvi dar aulas de educação financeira. Comecei com os recrutas e logo depois de uma aula muito ruim de um professor de economia da UFSM que foi ministrada a quase todo o efetivo, resolvi fazer aulas para quem quisesse assistir.

Santa Maria RS

Além das aulas que estava ministrando resolvi criar este site para levar o conhecimento a mais pessoas ainda. Também tem o fato de alguns militares ficarem envergonhados em estarem endividados e não perguntarem pessoalmente então podem perguntar anonimamente por aqui.

Despedida de Santa Maria

Sem muitas delongas, me despedi dos amigos que fiz, dos meus subordinados que cumpriram muito bem todas as missões fazendo com que meu comando transcorresse bem e dos outros comandantes que foram muito profissionais ao meu lado.

Parti de Santa Maria dia 18 de janeiro de 2020 em direção ao Rio de Janeiro para realizar o Curso de Comando e Estado Maior. O curso terá duração de 10 meses e após concluí-lo, serei designado para outra missão que ainda não sei qual será.

A todos de Santa Maria que me acolheram, meu muito obrigado! A carreira militar tem suas especialidades e uma delas é a transferência entre cidades e estados deixando para trás grandes amizades.

Conclusão

Deixo como conclusão meu discurso de despedida. Estou à disposição de todos a qualquer momento.

NLVV

Palavras de despedida

Santa Maria

Cel Montagner comandante da Ala 4, TC Da Cas, TC Salvatti, TC Nicolas, TC Pimenta, Maj Starling, Maj Kupp, Maj Fabiano, Cap Cardim, demais camaradas que nos prestigiam com suas presenças, efetivo do meu Esquadrão, senhoras e senhores.

Em breves palavras gostaria de agradecer a todos os senhores que ombrearam comigo esses 2 anos e 5 meses os quais fiquei à frente do Esquadrão de Segurança e Defesa de Santa Maria. Assumi o comando em 10 de julho de 2017 vindo de uma missão de paz da ONU e encontrei uma organização militar diferenciada que me acolheu.

O maior desafio, além de comandar uma tropa com alto padrão, era o de implementar a nova estrutura das unidades de segurança e defesa que a reestruturação da Força requeria, no entanto, com o profissionalismo, a dedicação e a força de vontade desta tropa, este desafio foi vencido.

Cel Montagner, o senhor queria que esta passagem de comando fosse em frente ao comando da ala como normalmente as passagens de comando são, no entanto, preferimos que fosse aqui por ser nossa casa. Aqui entramos em forma todos os dias, daqui saem as missões que nos são impostas, aqui debatemos doutrinas e realizamos treinamentos diariamente, aqui temos as imagens de uma equipe de medida de controle no solo operando juntamente com o quinto do oitavo grupo de aviação e outra de uma turma de concludentes do curso SAR.

Estas são duas importantes missões que desempenhamos juntamente com as missões rotineiras de treinar as esquipes de serviço, formar os novos soldados, formar novos condutores de cães de guerra, de apoiar os diversos cursos de formação e especialização da Ala e de estarmos prontos para a segurança e defesa das instalações aeronáuticas.

Aqui no ESD-SM, sabemos que o senhor valoriza demais a atividade de infantaria e pudemos ter esta certeza ao longo do seu comando. Para mim, o mais importante não é o modo como a cerimônia da minha passagem de comando foi mas sim de como todo o meu comando foi e tenha certeza de que sou grato a todas as orientações recebidas, a toda calma para ouvir minhas assessorias e de toda confiança em mim depositada.

Agradeço de coração todo apoio e desejo muito sucesso na nova fase que o senhor terá a partir do dia 20 próximo quando passará seu comando e seguirá para Brasília para então desempenhar suas funções no COMAE. Estarei sempre a disposição para o que precisar.

Aos demais comandantes da ala 4, chefe do GAP e ao chefe do estado maior, gostaria de agradecer a camaradagem e o companheirismo com que me trataram. Nosso ambiente de trabalho sempre foi harmonioso e saudável. Nunca tivemos desentendimentos, indisciplinas ou protecionismos de um ou de outro. Aqui todos fomos estritamente profissionais em busca do melhor para a ala 4. Tenho certeza que o Maj Muriel terá o mesmo tratamento que recebi.

Aos companheiros de Equipe SAR, gostaria de agradecer por terem me aceitado neste seleto grupo. É uma honra poder fazer parte da melhor equipe do sul do mundo, a equipe do quinto do oitavo grupo de aviação. Agradeço pela compreensão quando precisei ficar ausente da escala de alerta ou de outras atividades. Saibam que fiz todo o esforço para participar o máximo que pude sem que isso interferisse em minhas outras atividades frente a este comando. O espírito da equipe é exemplar, nós não deixamos ninguém para traz e fazemos de tudo para que outros possam viver.

Aos meus oficiais gostaria de externar a gratidão pela lealdade, sinceridade e honestidade de propósito de todos vocês. Tivemos quer ver muitos isso aí,  e os senhores foram fundamentais para nosso sucesso. Somos um efetivo pequeno e coeso onde o profissionalismo está em primeiro lugar. Tivemos muitas discussões, no entanto, todas elas em prol de melhorias da doutrina e da manutenção da disciplina. Tenham a certeza que aprendi muito com os senhores.

Ao meu efetivo, gostaria de agradecer todo o profissionalismo com que encararam nossas atividades. Nossa pronta resposta é a nossa identidade. Seja para deslocar para Saicã para atender ocorrências, seja para atender ocorrências fora da Ala ou para realizar o cerimonial de uma ala para autoridades que desembarcam nesta organização militar. Estamos sempre prontos para cumprir nossa missão.

Tivemos várias melhorias no Esquadrão neste período mas ainda não é suficiente para deixar as instalações a altura do que os senhores merecem. Tenham a certeza de que me empenhei ao máximo para trazer o conforto e a operacionalidade a todos vocês. Cultuamos aqui a excelência do básico.

Ao Maj Muriel, meu substituto, desejo-lhe muitas felicidades no comando. Saiba que você tem uma tropa altamente capacitada em suas mãos. Saiba também que a ala 4 possui um elevado grau de profissionalismo, de disciplina e de cumprimento de missão. Esta ala possui alto valor estratégico para a Força sendo uma das mais operacionais. 

Você encontrará dificuldades como em qualquer outro lugar, porém o modo como nós aqui em santa Maira superamos essas dificuldades é o que nos diferencia. Desejo felicidades na cidade de santa maria juntamente com sua esposa Roberta e seu filho Marcelo.

Agradeço a Deus pelos desafios impostos a mim e pelas pessoas no meu caminho. Agradeço à saúde, não só a minha como também de todos os meus familiares, pois quando todos estão bem, ficamos mais tranquilos para focar as energias no comando, ainda mais para um carioca que tem mãe e filha no Rio de Janeiro.

Por fim e obviamente não menos importante, agradeço à minha esposa Kelly por ter me dado todo o apoio necessário para superar os desafios. Primeiro tivemos a barreira da distância até que ela viesse morar em Santa Maria e depois, além do comando, ainda teve que me dividir em casa com a fase a distância da ECEMAR. Agora, teremos mais de tempo para nos dedicarmos a Isabela que está a caminho. Sem o seu apoio a missão teria sido difícil. 

Encerro minhas palavras agradecendo a todos na guarnição de aeronáutica de Santa Maria, ficando a disposição no que puder ajudar e desejando-lhes um feliz natal e um 2020 cheio de realizações.

2 thoughts on “Até breve Santa Maria

  1. O desafio foi grande, mas a missão foi realizada com a destreza que reflete o então Comandante do ESD!

    Desejo que o sucesso continue e se perpetue ao longo da carreira!

Leave a Reply