Educação financeira

Organização financeira, apenas comece …

Senhores! 2019 terminou. Iniciamos 2020 e geralmente nessa época fazemos reflexões sobre o que fizemos no ano passado e também traçamos metas para o próximo ano. É hora então de começar sua organização financeira.

2019 foi um ano de muitas novidades e a maior de todas, para nós militares, foi a aprovação da PL1645. Sem entrar muito no mérito da PL, a partir de agora, aqueles que se esforçarem mais nos estudos, serão recompensados. Teremos um certo “aumento” no salário mas isso não significa que você possa sair gastando mais dinheiro por aí. 

Como foi o ano de 2019 para você? Já fez sua reflexão? E como será 2020? Já traçou suas metas? E agora falando de investimentos, previdência, reserva e futuro, onde você quer estar daqui a 10 anos. Opa, peraí! Acabei de falar para traçar metas para 2020 e de repente pergunto onde você quer estar em 2030? Sim, isso mesmo. 

Quando falamos em investimentos não podemos pensar no próximo ano e sim nos próximos anos. O horizonte de tempo depende de cada pessoa e quanto mais tempo para acumular riqueza, melhor. E por isso hoje falaremos de como começar a investir em 2020. Se você já investe, ótimo!

Trace suas metas para 2020 e compartilhe com a gente aqui nos comentários. Se você ainda não investe, leia este blog todinho com atenção e coloque em prática tudo o que estiver aqui. Senão vejamos os passos para começar sua organização financeira em janeiro de 2020. 

Organize suas finanças 

A primeira coisa que você deve fazer é organizar suas finanças. Aqui já conversamos muito sobre educação financeira e consequentemente sobre como organizar suas finanças. Somente após estar organizado é que você pode pensar em investir. De nada adianta ter muitas dívidas, ter mais despesas do que receita e ter investimentos. A não ser que você seja muito bom com investimentos, você não vai conseguir ganhar mais dinheiro do que a taxa de juros de um empréstimo. 

Organização financeira não significa que somente você tenha a disciplina de economizar e investir. Essa tarefa deve ser compartilhado com todos na família. Você precisa passar para sua esposa e filhos parte da responsabilidade em prol de um futuro melhor para todos. Apesar de ser difícil, você precisa conversar com sua família sobre finanças

Para ter as finanças organizadas será necessário anotar todas receitas e todos os gastos. Será necessário também anotar as metas e os marcos que você pretende atingir, para isso você vai precisar de uma planilha de controle financeiro. Anote e acompanhe exatamente tudo o que ganha e o que gasta. 

Livre-se das dívidas 

Quando você organizar suas finanças você acaba vendo o tamanho das dívidas que possui. Claro que se você não possui dívidas você já está à frente da maioria dos brasileiros e pode pular para a próxima etapa. Mas se você tem uma dividazinha qualquer, não a esconda, encare-a e elimine-a. 

organização financeira

A primeira coisa a fazer é assumir todas as dívidas. É muito comum a gente ter uma dívida de carro, cartão de crédito, celular ou qualquer outro produto que queremos muito e dizer que não é uma dívida. Não se engane, tudo o que você está pagando com juros principalmente, é uma dívida e deve ser considerada. 

Vai doer na moral mas você vai ter que se livrar dessa dívida. Se estiver pagando o carro, considere vender e comprar um mais barato e a vista. Não deixe de ler o post sobre livrar-se das dívidas. 

Troque de Banco

Se você tem conta nos maiores bancos do país, reveja se suas tarifas são zero! Hoje em dia temos muitos bancos digitais que oferecem todos os serviços que precisamos a custo zero. Já os grandes bancos continuam cobrando caro só para mantermos a conta aberta. No fim do ano o valor pago em taxa acaba sendo maior do que o de investimentos em muitos dos casos. Cheque se este é seu caso. 

Bancos digitais

Não compre imóvel (sem pensar)

Uma das maiores dívidas que fazemos sem ter a necessidade de fazer é a de um imóvel. Imóvel não é necessariamente ruim, ruim são os 30 anos de juros que passamos pagando. Antes de comprar um imóvel pense bastante, faça os cálculos e não deixe de ler os posts sobre o assunto. 

financiamento imobiliário

Estude bastante

Entenda o que são indicadores econômicos, o que é renda fixa, renda variável, fundos de investimentos imobiliários e como funcionam as previdências. Leia bons livros que ensinam a dinâmica da educação financeira e dos investimentos. Faça estudos de rentabilidades para saber se vale apenas investir em uma coisa ou em outra e análise seu perfil de risco. Não entre em pirâmides financeiras, não acredite em ganhos absurdos repentinos. Não existe almoço grátis. 

Inicie nos investimentos

Não perca tempo, logo no início de janeiro já abra conta em uma corretora e inicie os investimentos. Você não precisa de muito para investir, a partir de R$ 40,00 já é possível investir. Você precisa estar na imersão para aprender sobre um assunto, seja investimento, seja idioma ou qualquer outro assunto que queira aprender. 

Nos investimos temos uma máxima chamada “skin in the game” que nada mais é do que colocar a pele em jogo, colocar a pele em risco, estar vulnerável a situação. Quando você está dentro do jogo você passa a dar mais atenção ao assunto. Passa a economizar mais, a estudar mais, investir mais e consequentemente seu lucro vai aumentar. 

Pense na sua aposentadoria 

Não deixe de começar a pensar na sua aposentadoria. Acredite, muitas pessoas se aposentam e não sabem o que fazer da vida. Passam anos trabalhando, se aposentam e caem em depressão, arrependem-se de ter parado de trabalhar, gastam mais do que recebem, bebem e brigam com a família. 

aposentadoria

Pense em como vai ser sua vida financeira quando a reserva chegar. O que você fará para ocupar seu tempo. Lembre-se que quanto antes iniciar nos investimentos, melhor será para sua aposentadoria. 

Conclusão 

Este post está repleto de links para estudos sobre educação financeira, planejamento e investimentos. Com ele você pode aprender muita coisa e iniciar sua jornada para a liberdade financeira. Acredite que é possível viver muito bem financeiramente daqui a 20 anos. Não gaste tudo o que ganha e não espere milagres, faça você o seu milagre.

E ai, vamos juntos construindo a organização financeira e uma carteira de investimentos com vistas a não passar perrengues na aposentadoria? Deixe nos comentários se você já iniciou e se vai iniciar logo. Deixe também suas dúvidas e experiências.

4 thoughts on “Organização financeira, apenas comece …

  1. A reflexão que o artigo propõe é referente ao início do ano, mas vou fazer para momentos de quarentena, pois é quando estou lendo.

    Das recomendações apresentadas, já tenho uma certa uma razoável organização das finanças, mas pode melhorar.

    O segundo ponto sobre serviços bancários, coincidentemente estava pensando em
    mudar para outro Banco. Mas por outro motivo: o serviço digital do atual banco está deixando a desejar.

    1. Olá Raillander. Parabéns pela organização financeira. Quanto ao banco, se for um banco dos grandes e ainda por cima oferecer serviço digital ruim, melhor trocar mesmo.

Leave a Reply