Senhores! Hoje falaremos sobre os Fundos de Investimentos Imobiliários no segmento Shoppings. Também conhecidos apenas como Fundos de Shopping.
Milico adora um shopping né?! Qualquer missão que vai em outra cidade já coloca aquela calça de tactel, aquela blusa com brasão da Força, um tênis e parte feroz pro shopping pra comer um hambúrguer. Já é Norma Padrão de Ação dos milicos fora de sede.
Eu, como bom milico, fiz a mesma coisa esta semana (mas com outras roupas). Estive em Canoas no Rio Grande do Sul e acabei indo visitar o shopping novo, o ParkShopping Canoas. Em primeira mão quero dizer que o shopping é excelente e de alto padrão, melhor até que o de Porto Alegre. Me surpreendi com a qualidade e o tamanho do shopping e resolvi que o segundo assunto sobre FII seria os Fundos de Shoppings.
No Caso do ParkShopping Canoas há uma diferença. Ele não está inserido em um FII e sim dentro de uma ação, a MULT3 que falaremos dela em um outro momento. O ParkShopping Canoas faz parte do grupo Multiplan que vem crescendo fortemente. Mas, vamos aos FII.
O ramo de Shoppings no Brasil
Antes de falarmos de Fundos de Shopping vamos tecer alguns comentários sobre este segmento comercial no Brasil. Nos Estados Unidos e em outros países, alguns shoppings já fecharam e outros estão fechando mas no Brasil isso é invertido. Os shoppings no Brasil tendem a crescer mais.
E qual o motivo que os shoppings no Brasil são promissores? Bom, neste caso você mesmo pode responder. Por qual motivo você vai a um shopping? Você prefere andar nas ruas da cidade procurando promoções de loja em loja e depois procurar um lugar para almoçar no calor?
No Brasil os shoppings estão virando centros de entretenimento e serviços. Hoje em dia os shoppings não são necessariamente um lugar para compras. Muitos restaurantes bons para se fazer reunião estão inseridos nos shoppings. Alguns serviços como Detran e Cia de energia da cidade possuem postos de atendimento no shoppings. Até faculdade encontramos nos shoppings.
Tudo isso aliado à segurança, climatização, pois não importa se é frio ou calor, a temperatura sempre será a mesma e facilidades de encontrar tudo em um só lugar. Por isso que os shoppings no Brasil sempre crescem. Sabendo destas características, vamos então ver como funcionam os fundos de shoppings.
Fundos de Shopping
Os fundos de shopping operam comprando, administrando, vendendo ou construindo um shopping. Eles compram partes dos shopping e assim obtêm lucro sobre os alugueis e redistribuem aos cotistas. Se você pensa que comprar sala comercial é rentável, imagine comprar um shopping inteiro?
Você já ficou chateado por ter que pagar um estacionamento caro? Pois saiba que este valor reverte para você mesmo caso seja cotista de um desse4s fundos. Ao invés de reclamar, seja cotista de um fundo de shopping.
Os shoppings alugam as salas, oferecem serviços extras e cobram por estacionamento. Toda a receita gerada, após retirar os impostos e investimentos, é distribuída a seus cotistas. Você já viu os principais shoppings do Brasil vazio? E como ficam no fim de ano?
Avaliando os fundos de shopping
Eu sempre digo que a melhor análise de um ativo é feita por você mesmo. Já entrou no Norte Shopping no Rio de Janeiro no fim do ano? E no Barra Shopping? E nos Iguatemi espalhados pelo Brasil? Estão sempre lotados e com as lojas todas alugadas não é?
Então, se você sabe que o shopping vive cheio, isso significa que ele gera uma boa receita. A partir desta receita você pode decidir se compra ou não uma cota. Em um outro momento mostrarei como olhar os balanços dos FII, por enquanto vamos vendo as características.
Ao analisar os fundos de shopping para ser cotista algumas coisas são importantes como a localização, a vacância das lojas, o vencimento dos contratos, a receita que ele gera dentre outras coisas mais. Agora vamos a um exemplo.
HGBS11 – Hedge Brasil Shopping
Criado em 2006 o HGBS11 é um FII que vem crescendo bastante atuando no segmentos dos fundos de shopping. Eles vêm adquirindo novas propriedades e com isso aumentando o valor patrimonial e os lucros. Possui 45 mil cotas emitidas e cobra uma taxa de administração de 0,6% ao ano.
Majoritariamente seus shoppings estão em São Paulo mas também tem participações no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso. O trecho do mapa abaixo mostra a localização dos shoppings.
Localização dos shoppings do HGBS11
Vou apresentar a lista dos shoppings do HGBS11 e depois você pode me dizer se conhece alguns deles e o que acha.
Em São Paulo:
- Shopping Center Penha – Bairro Penha de Franca – São Paulo;
- Shopping Parque Dom Pedro – Bairro Jardim Santa Genebra – Campinas;
- Shopping Praça da Moça – Bairro Centro – Diadema;
- Mooca Plaza Shopping – Bairro Mooca – São Paulo;
- Shopping West Plaza – Bairro Água Branca – São Paulo;
- Santana Parque Shopping – Bairro Santana – São Paulo;
- Tivoli Shopping Center – Bairro Vila Molon IV – Santa Bárbara d’Oeste – SP; e
- São Bernardo Plaza Shopping – Bairro Centro – São Bernardo do Campo
Rio de Janeiro:
- Via Parque Shopping – Bairro Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Santa Catarina:
- Floripa Shopping – Saco Grande – Florianópolis
Mato Grosso:
- Goiabeiras Shopping Center – Bairro Duque de Caxias – Cuiabá
Rio Grande do Sul:
- I Fashion Outlet – Bairro Rio Branco – Novo Hamburgo
Todos esses shoppings são bem conhecidos na região e somando tudo o que compõe o HGBS11, sua vacância está em torno de 4,7%, ou seja, apenas 4,7% de todos os imóveis que eles possuem estão sem alugar.
O HGBS11 paga mensalmente um aluguel de aproximadamente 0,5% o que está bem em linha com os alugueis de imóveis particulares. O preço do Fundo aumentou por conta da baixa da taxa de juros mas ainda assim é uma excelente opção.
Considerações Finais
Os Fundos de Shopping são excelentes oportunidades para quem quer algo perene. Muito dificilmente vai ter uma vacância muito grande em todos os shopping fazendo com que sua renda mensal caia muito. Se você pensa em comprar um imóvel para depois alugar, pense antes em comprar alguns fundos.
Existem outros fundos muito bons também. Agora que você já sabe como são os fundos de shopping, faça uma pesquisa no google sobre quais são os fundos disponíveis, onde ficam os shoppings que compõe cada fundo e tire suas conclusões se vale a pena investir ou não.
…na busca incessante no alívio da dor…
Com a queda da taxa selic, parece ser uma boa opção para conseguir um retorno maior nos investimentos.
Entendi que uma forma de receita é por meio dos alugueis, que são redistribuídos em forma de dividendos. Mas qual a relação do valor patrimonial do imóveis com o preço da cota do fundo? Essas cotas de FII são negociadas de forma semelhante a ações? São ofertadas em home brokers, e negociadas diariamente?
Com a queda da Selic ficou ótimo para quem já tem FII. Na verdade agora o preço tá subindo mais que o valor patrimonial. Em tese, o que está acontecendo é que você está pagando mais caro por algo que vale menos. Exemplo, valor patrimonial de 100 e o preço tá 110, isso significa que você está pagando 10% a mais pelo produto.
Só uma correção, FII não paga dividendos, são considerados aluguéis mesmo.
Conheci somente hoje o site, comecei a investir em ações em 2020, FIIs em 2021, esse ano to colocando a ponta do pé nos REITs, mas sou apaixonada por FIIs. Tenho somente 3 de Shopping, e aumentando a posição um pouquinho todo mês! O bom dos FIIs de Shopping e Laje Corporativa no momento é que a maioria estão em deságio, então vale a pena encher o carrinho! Em particular, o HSML11 tá com um excelente desconto!
Olá Maíra.
Desculpe a demora na resposta. Quando você postou realmente os shoppings estavam com deságio mas agora corrigiu bem. Como anda sua carteira?