Finanças

O que você fez pelas suas finanças durante a pandemia?

Você é capaz de responder de imediato o que você fez pelas suas finanças durante a pandemia? Ao completar um ano de pandemia, o que trouxe muito desemprego, dívidas e vários outros problemas, nós, militares e servidores públicos em sua maioria, não tivemos grandes impactos financeiros. Portanto, cabe a reflexão de como suas finanças estão no momento.

Como vão suas dívidas?

Eu já comentei sobre como eliminar dívidas neste post. Entretanto, sabemos que muitos de nós temos dívidas com imóvel. Neste período de juros baixos, você fez uma negociação com seu banco para diminuir os juros? Sabia que isso era possível?

Mas o importante é perguntar se você eliminou dividas durante a pandemia. Como nós não tivemos interrupção no salário mas tivemos interrupção em várias atividades como viagens, cinemas, bares, restaurantes, resorts, dentre outras, algum dinheiro deve ter sobrado.

Se não sobrou nenhum dinheiro, reveja seu planejamento financeiro, você com certeza precisa realinhar sua vida financeira. Se sobrou algum dinheiro, você pagou dívidas ou gastou e fez mais dívidas?

Para quem pagou dívidas, meus parabéns. Já para quem fez mais dívidas, novamente digo que é necessário rever seu planejamento financeiro. Em um período em que ficamos praticamente proibidos de sair, podíamos ter economizado bastante.

Entretanto eu sei que algumas cosias tiveram um aumento nos preços. Houve um aumento considerável nos pedidos de comida e de outros itens por aplicativos. Afinal, como não podíamos sair de casa para ir a um restaurante legal, pedíamos comida nesse restaurante para comer em casa.

Um setor que teve um aumento grande nas vendas foi o setor de construção. Passando mais tempo em casa a gente começa a querer arrumar aquele probleminha que estava ali há alguns meses ou, quiçá anos. Essas coisas fazem a gente gastar um pouco mais.

Você ajudou alguém?

Outro assunto importante é se você ajudou alguém que precisava. Quando falo em ajuda, não digo em dar dinheiro mas sim dar algum trabalho, respeitando todas as medidas sanitárias, claro. Se você teve uma economia nas suas contas e fez isso, meus parabéns.

Quando a pandemia iniciou tivemos várias iniciativas de ajudar os necessitados. Participamos de distribuição de cestas básicas e ainda pagamos um mês de salário da nossa diarista sem que ela fosse trabalhar.

Contratei também alguns serviços de reparos residencial, pois como citei acima, nossa casa sempre precisa de melhorias e neste caso, a casa da minha mãe precisava de algumas melhorias. Sendo assim, contratei alguns profissionais como pedreiro, pintor, gesseiro e os próprios ajudantes deles. Sem contar o material que comprei nas lojas o que ajudou na receita delas evitando assim até que mandassem funcionários embora.

Conseguem perceber como a economia gira? Como um serviço, por menor que seja, pode fazer muita diferença na vida de alguém? Conseguem perceber que nós, militares e a maioria dos servidores públicos estamos em uma situação diferenciada?

Você investiu em algo?

Por fim, a última pergunta é se você investiu em algo? Investimento é um pouco subjetivo, uma vez que para alguns, imóvel é investimento e para outros não. Na verdade, quando me refiro a investimentos, quero dizer se você colocou seu dinheiro em algo que te gerasse alguma renda. Investir é colocar o dinheiro para trabalhar para nós.

Se você comprou um imóvel financiado, a não ser que você seja um excelente especulador no ramo imobiliário, você não fez um investimento. Comprar imóvel fazendo prestações não é investir. No entanto, caso você tenha feito isso, espero que tenha observado as taxas cobradas pelos bancos.

Já se você investiu em ações ou em fundos de investimentos imobiliários, provavelmente está com um bom resultado. Para aqueles que gostam dessa área, o ano de 2020 trouxe muitas oportunidades. Ainda há tempo de iniciar nos investimentos mas lembre-se de se livrar das dívidas antes.

Considerações Finais

Tivemos um 2020 muito conturbado de 2021 não está sendo diferente. Estamos em uma situação financeira que é muito favorável e que não reflete a realidade do país. Neste sentido, se você tem dívidas e não eliminou, ao menos parte dela, você precisa rever seu planejamento financeiro com urgência.

Lembre-se de que sua vida financeira depende majoritariamente de você. Prepare a sua aposentadoria e não fique esperando que tudo será resolvido porque você recebe um salário integral. Livre-se das dívidas e atinja a aposentadoria com uma renda extra.

Fica o post para realizar a reflexão mas também gostaria de ler os comentários de vocês, para isso, fiquem à vontade para deixar suas opiniões aqui embaixo.

Selva!

Leave a Reply