aposentadoria

Aposentadoria, prepare a sua e não dependa do governo

Olá nobres combatentes do capacete e do fuzil!

Com quantos anos você gostaria de parar de trabalhar e ir curtir a vida do jeito que sonhou? Qual é a sua ideia de aposentadoria? Já pensou em se aposentar e não depender de ninguém para pagar suas contas? Já pensou em não depender do governo ou da previdência para viver? E se eu te disser que você pode se aposentar cedo com uma excelente renda mensal?

Uma coisa que aprendi ao longo dos meus estudos financeiros é que devemos ter o controle de toda a nossa situação financeira ao longo da vida. Pode parecer estranho mas a maioria das pessoas não têm domínio de sua situação financeira momentânea, o que dirá da vida toda. 

Para ter o controle da vida financeira, você precisa planejar e colocar tudo em uma planilha de controle financeiro. Feito isso, você terá grandes chances de atingir a independência financeira. Mas isso já falei em outros posts e hoje falaremos de mais um objetivo que temos que ter na vida. A aposentadoria! 

Aposentadoria 

O significado de aposentadoria nos levar a crer que devemos trabalhar até a idade estipulada em lei e depois ficar recebendo dinheiro do governo. Isto é o que acontece na prática mas podemos evitar esta dependência. Vejam o que diz o dicionário:

Significado de Aposentadoria. substantivo feminino ação ou efeito de se aposentar. O valor recebido (por mês) pelo trabalhador que já se aposentou. Ação de se afastar do trabalho após completar os anos necessários (estipulados pela lei); afastamento do trabalho ocasionado por invalidez.

Pois bem, em primeiro lugar quero dizer que você não precisa trabalhar tantos anos para se aposentar e ficar dependendo do governo. Após entender este conceito, você, com certeza, terá uma perspectiva de vida muito melhor. Saiba que existe a aposentadoria antecipada e existe uma comunidade inteira que busca atingí-la o quando antes. Nos Estados Unidos a aposentadoria antecipada é chamada de FIRE que é a sigla para Financial Independence and Retirement Early mas falaremos desta comunidade em outra conversa.

Você pode construir ao longo de alguns anos a sua própria aposentadoria e quanto mais cedo começar, mais cedo se aposenta. Após trabalhar e juntar os anos necessários para a aposentadoria, você pode se aposentar e receber renda de você mesmo. Neste caso, você se pagará por estar aposentado. 

É uma grande insanidade você trabalhar e contribuir 30, 35, 40 ou 45 anos, esperando a idade para se aposentar e receber um salário do governo todos os meses até morrer. Pode parecer que estou falando loucura mas na verdade, louco é quem espera esse tempo todo pra receber algo do governo. Devemos lembrar que no Brasil, os governos não são tão confiáveis e nós militares, estamos sempre na berlinda por conta das nossas leis. 

Forças armadas

Aposentadoria X independência financeira 

A aposentadoria é diferente de independência financeira. Você pode estar na aposentadoria mas não ter independência financeira e pode ter independência financeira e não estar na aposentadoria. 

O objetivo final é ter independência financeira, ou seja, ter dinheiro suficiente para viver bem e realizar tudo o que deseja sem depender do salário específico de algum trabalho. Atingir a independência financeira não implica, exatamente, se aposentar mas implica não depender de alguém. 

Independência financeira é um assunto pouquíssimo divulgado e muito menos ensinado. Em vários anos formando militares, desde recrutas até oficiais, nunca vi tocar no assunto. Após ver muitos militares endividados, principalmente em final de carreira, resolvi tratar do assunto. O conceito deve ser conversado já nos bancos escolares juntamente com educação financeira.

Aposentadoria X parar de trabalhar 

De igual maneira à independência financeira, nem sempre a aposentadoria significa que você poderá deixar de trabalhar. Pode acontecer de você não ter dinheiro suficiente para se sustentar quando se aposentar. Já com a independência financeira você poderá deixar de trabalhar se assim desejar. 

Muitas pessoas acham que ter independência financeira é se aposentar e não fazer mais nada da vida. Tem gente que argumenta que não pode se aposentar cedo e que temos condições de trabalhar até os 65 anos de idade ou mais. Concordo com isso mas o foco da independência financeira é de não ser dependente e não de ser preguiçoso. 

Quando se tem independência financeira você pode trabalhar onde quiser e do jeito que quiser. Quando digo isto quero dizer que se for trabalhar em um lugar e não te agradar, poderá pedir demissão, pois terá dinheiro suficiente para viver. O grande objetivo da independência financeira é fazer seu horário ficar livre quando você precisar. Ficar amarrado por mais 20 anos em um horário de segunda a sexta das 9 às 17 não é bom pra saúde. Trabalhar das 9 às 17 pode ser muito bom, desde que não seja obrigatório, entendem o que digo?

Casos reais de militares na reserva

Conheço vários militares que foram para a reserva e que continuam trabalhando por necessidade. Infelizmente, é a maioria que conheço e poucos trabalham só para ter uma ocupação. Uma vez fui a uma loja de carros e o vendedor era um Cel do EB. Ele me disse que estava ali porque gostava de conversar com as pessoas. Ele já tinha ido para a reserva há 5 anos mas não queria ficar em casa o dia todo. Como ganhava por comissão e não precisava daquilo para viver, ele não se matava de trabalhar. O objetivo era mesmo estar em contato com as pessoas.

Outro Cel que foi meu primeiro comandante foi para a reserva e fez curso de corretor de imóveis. Trabalhou um período e depois parou. Agora que o mercado está aquecendo novamente, ele está pensando em voltar. Além disso, ele também opera no mercado financeiro. Perguntei o que era melhor na reserva dele e ele me disse que era o horário. Ele pode buscar o filho na escola e praticar esportes a hora que quiser. Ele tem independência financeira. Não vive esbanjando mas também não precisa, obrigatoriamente, trabalhar para se sustentar.

Existem também casos reais de militares que foram para a reserva e foram morar em outro país. Portugal é o país mais procurado por militares da reserva e se fizer um bom planejamento, pode ir sem medo. Existem maneiras de investir no exterior para obter renda e fugir das imensas oscilações do câmbio. Veremos no futuro.

Aposentadoria militar – A nossa reserva

Nós militares que temos, ainda, salário integral garantido na reserva, sofremos mais ainda o efeito insano de viver do que o governo paga quando findam os anos de trabalho. Nós que não temos FGTS, hora extra e outras compensações que os civis regidos pela CLT têm, temos que ficar por 30 anos, no mínimo, na ativa (se não mudar em breve), caso contrário, nada receberemos. 

aposentadoria, não dependa do governo militar aposentado

Este fato de termos que ficar os 30 anos na ativa pode ser bom e ruim ao mesmo tempo. É ruim porque ficamos acomodados por sabermos que temos o salário integral na reserva. É bom porque podemos fazer um planejamento de 30 anos para atingir a independência financeira. Em 30 anos podemos economizar e investir com tranquilidade e acredite, é tempo mais que suficiente para ter uma renda extra.

Infelizmente, muitos militares, se não quase a totalidade, vão para a reserva e ainda não têm condições de sustentar uma casa. Muitos não possuem casa própria e terão que pagar aluguel, além das contas com filhos e demais impostos. Quando chegam a essa situação precisam continuar trabalhando e iniciam outro emprego. Esses não atingiram a independência financeira mesmo após 30 anos de serviço. 

Lembram que falei que era insanidade trabalhar 30 anos ou mais e aguardar o governo te dar um salário mensal? Então, para nós militares não é diferente. É insanidade ficarmos 30 anos na Força e depois não termos independência financeira. É muito mais insano porque temos o salário garantido todos os meses durante esses 30 anos e podemos nos planejar bem direitinho. Acontece que falta educação financeira para a maioria. 

Conclusão

Falaremos muito aqui sobre educação financeira, planejamento financeiro, aposentadoria, investimentos, empreendedorismo dentre outras coisas. Se você ainda não conhecia o termo FIRE (Financial Independence and Retirement Early) seja bem vindo a este mundo e acompanhe os próximos posts. Percebam que é insanidade passar 30 anos trabalhando e no final deste período depender do governo para viver. 

Se você ainda não começou a fazer seu planejamento financeiro para sua aposentadoria, comece agora mesmo. Leia os outros posts, crie sua planilha de controle financeiro, comece a poupar e economizar e depois disto, avance para os investimentos. Não pule etapas, só vá para os investimentos após ter todo o controle de sua situação financeira até agora.

Agora diga-me, você já tem educação financeira? Já tem sua planilha de controle financeiro? Já planejou sua aposentadoria? Deixe nos comentários abaixo suas respostas e vamos conversar sobre o assunto.

7 thoughts on “Aposentadoria, prepare a sua e não dependa do governo

  1. Aposentadoria é difícil pois requer disciplina a longo prazo. Não havia pensado sobre a questão de ser aposentado versus não ter independência financeira, é uma boa reflexão para não ficar incomodando somente quando for tarde demais. Não conhecia o termo FIRE, merece um artigo.

    1. Exato Raillander, aposentadoria requer disciplina a longo prazo, por isso temos que estudar educação financeira e investimentos o quanto antes. Quanto ao termo FIRE, será tema de muito bate papo por aqui assim que chegar a hora. Por enquanto estou apresentando os investimentos mas em breve aprofundaremos outros assuntos.

Leave a Reply