orçamento base zero

Orçamento Base Zero – OBZ

Senhores, repetição com correção até a exaustão, leva à perfeição!

Hoje vamos falar de mais uma ferramenta que vai te ajudar a atingir a independência financeira. No post anterior falamos sobre a necessidade de criar uma planilha de controle financeiro para controlar exatamente todas as receitas e despesas. Todas essas ferramentas nos levarão à independência financeira.

O tema de hoje é muito utilizado em contabilidade das empresas mas pode ser facilmente aplicado às finanças pessoais. Vamos utilizar um pouco deste conceito para organizar nossa planilha de controle financeiro. Como já havia dito, educação financeira é um assunto longo e contínuo então vamos à maus um tópico.

Orçamento base zero

O Orçamento base zero consiste em uma metodologia de sempre começar um período com orçamento em zero e a partir daí começa a contabilizar as contas de receitas, despesas, investimentos e outras. É muito utilizado nas empresas e serve bem para ajudar a identificar áreas onde podemos cortar custos.

No nosso caso serve muito bem e vamos tomar como base de período, os meses. Todos os meses você deverá iniciar com zero reais na sua conta. Como faremos isso? Em primeiro lugar, você deve fazer sua planilha de controle financeiro e lançar todas as receitas e despesas. Depois deverá analisar como fica o balanço final, se positivo ou negativo.

Após lançar todas as despesas e receitas na planilha e chegar ao fim do mês, caso tenha sobrado dinheiro, você deverá investir esse valor. Caso tenha ficado no negativo, então, obrigatoriamente, você deverá cortar algo para ajustar as contas. Todas as despesas devem caber dentro das receitas mensais, inclusive os aportes para investimentos.

Se ao chegar no fim do mês sobrar 100 reais, você deve investir esse valor e começar o mês com zero. Isto deve se repetir todos os meses. Se iniciar o mês no negativo, não poderá utilizar dinheiro guardado anteriormente para cobrir, neste caso terá que ajustar as contas futuras.

Pague-se primeiro

Quando você recebe seu soldo, a primeira coisa que você deve pagar é a você mesmo. Se traçou como meta guardar 10% ao mês (o que considero o mínimo), você deverá separar este montante para investir e passar o mês com 90%. Em outras palavras, recebeu 1000 reais, guarda 100 e passe o mês com 900 reais. Após isso poderá pagar as outras contas.

Caso você não consiga guardar os 10% porque tem mais contas a pagar do que receitas, então deverá ajustar as contas para que se encaixe neste sistema. Pagar 10% a você mesmo é obrigatório! Você não deve investir somente se sobrar, pois provavelmente nunca vai sobrar.

Conclusão

O orçamento base zero é uma excelente ferramenta para administrar as contas no mês. Todos os meses devemos começar com zero na conta e administrar todas as despesas com as receitas daquele mês. Dentro dessas despesas entra, em primeiro lugar, o valor que você irá aportar para a aposentadoria e em seguida, as contas.

Agora me diga, você já conhecia essa estratégia do orçamento base zero? Aplica algo semelhante às suas finanças? Ainda ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo suas dúvidas ou experiências.

Como dito anteriormente, repetição com correção até a exaustão, leva à perfeição. Repitam o orçamento base zero todos os meses até que suas finanças estejam perfeitas.

Mendes

Rate this post

4 thoughts on “Orçamento Base Zero – OBZ

  1. Não conhecia o conceito de orçamento base zero. Aliado ao “pague-se” primeiro, pode ser uma postura que ajudará a controlar as finanças. Geralmente guardo os recursos que sobram no fim do mês, mas não tenho uma porcentagem estipulada.

    1. Olá Railander, vejo aqui que você guarda algo mas sua sistemática não é a ideal. Tente utilizar o pague-se primeiro e depois conte-nos se deu certo. Você vai precisar ajustar algumas coisas e de muita disciplina.

Leave a Reply