planilha de controle financeiro

Planilha de controle financeiro

Zero um, pode apresentar o turno!

Com licença instrutor! Aluno zero um, xerife do curso de independência financeira 19/2 apresenta o turno pronto com zero faltas!”

Muito bom zero um. Agora vamos iniciar nosso bate papo falando de um passo muito importante rumo à independência financeira que é como organizar as finanças utilizando uma planilha de controle financeiro. Este é um importante passo na educação financeira.

Falamos anteriormente que o primeiro passo para a independência financeira era ter educação financeira. Esta educação é um processo longo e contínuo, então não é um assunto que veremos apenas uma vez. Praticamente tudo está relacionado à educação financeira. Se você chegou agora e não leu o post, clique aqui.

Falamos também sobre o que é independência financeira e alguns passos para chegar lá. Dentre vários passos temos o controle financeiro, ou seja, controlar tudo o que recebemos e o que gastamos. É sobre este ponto que falaremos agora.

Tenha controle total das suas finanças

É muito importante você ter controle total de suas finanças, caso contrário poderá entrar em dívidas e comprometer sua renda futura. Já aconteceu com você de receber um dinheiro como uma ajuda de custo, uma transferência ou um auxílio fardamento e de repente não saber onde esse dinheiro foi parar? Isso é mais comum do que você pensa.

Conheço pessoas que tinham grandes receitas mas não controlavam nada. Estavam sempre com a conta zerada e nunca sabiam onde tinham gastado tudo o que recebeu. Um caso muito bom que ajudei foi de uma pessoa que ganhava mais de 10 mil reais por mês mas não tinha nada guardado. Além disso ainda devia três anos de IPVA e tinha empréstimos. Somente organizando as finanças que essa pessoa pode ver como gastava desenfreadamente. Hoje já aprendeu e já passou para fase dos investimentos. Casos como estes vocês verão muito por aqui.

Para ter o controle total de suas finanças é necessário criar um planilha. Você pode até anotar em uma agenda ou em um papel de pão mas como hoje temos muita facilidade com a tecnologia, crie uma planilha no computador. Existe várias planilhas na internet e até aplicativos para controle mas eu gosto de ter a minha.

Criei minha planilha e fui acrescentando dados nela ao longo do tempo conforme sentia necessidade. Hoje tenho pleno controle de quanto ganho, de quanto gasto e de quanto rende meus investimentos. Com o tempo fiz gráficos e porcentagens mas isso é um passo mais à frente.

Dados de uma planilha de controle financeiro

Quais os dados que devem entrar em uma planilha de controle financeiro? A resposta é: tudo. Desde receitas, lucros, gastos, empréstimos, presentes, tudo o que for relacionado a dinheiro. Não pode haver caixa dois, pois se não você estará mascarando suas contas. tudo o que quiser comprar tem que estar planejado e lançado na planilha. Vamos a um exemplo.

planilha de controle financeiro

Em Receitas, coloque todo o dinheiro que entra no mês. Se você faz algum tipo de trabalho, venda ou qualquer outra coisa, coloque esta receita na planilha. Muitos militares e servidores público fazem trabalhos de tradução de textos, correção de trabalhos escolares, dão aula dentre outras atividades permitidas. Esta é uma fonte de renda praticamente recorrente e não pode ser ignorada.

Em Gasto Mensal, coloque todos os gastos fixos e essenciais. Estes são os gastos que você tem todos os meses e praticamente não consegue extingui-los. São os gastos básicos e dai você vai ter uma ideia de quão comprometido está sua receita.

Em Gasto Diário, coloque todos aqueles gastos não recorrentes, ou seja, aqueles gastos que fazemos mas que podemos evitar. Sei que mercado não podemos evitar mas podemos diminuir na maioria das vezes, caso necessário. A planilha pode ser ajustada de acordo com a realidade de cada um. Sei que dá um trabalhinho lançar tudo mas quem disse que seria fácil?

Por último, conforme a imagem abaixo, faça um resumo de tudo. Tenha uma célula com a soma de tudo que entra de receita, tudo que sai de despesa e o saldo final. Calcule o quanto gastou em porcentagem e deixe o saldo acumulado no mês. No mês seguinte você deverá começar o mês com zero de receita, o que sobrar você deverá investir, falarei disto em um próximo post.

controle financeiro

Conclusão

Bom senhores, este é mais um passo muito importante rumo à independência financeira. Ter controle de todas as receitas e todos os gastos é primordial para não entrarmos em dívidas e comprometer a renda futura. Com um total controle dos gastos, podemos planejar e realizar tudo o que queremos fazer no futuro.

Disciplina é fundamental e isto nós temos bastante então, caso você ainda não tenha uma planilha de controle de financeiro, crie uma neste exato momento. Anote tudo o que ganha e o que gasta. Tire suas dúvidas utilizando a área de comentários abaixo. Compartilhe sua experiência e depois diga-nos se sua vida financeira melhorou ou não apenas estando organizada.

Zero um, MB para este turno. Pode dispensar todos e até o próximo post.

Mendes

Rate this post

5 thoughts on “Planilha de controle financeiro

  1. Excelentes exemplos de controle dos gastos nas planilhas!!! Podemos ter uma visualização do todo!!!!!

    1. E você pode personalizar ela do jeito que achar melhor. O importante de tudo é realmente anotar todos os gastos e todas as receitas.

Leave a Reply