comprar dólar

Vale a pena comprar dólar para viajar para o exterior?

Saudações nobres combatentes!

Vale a pena comprar dólar para viajar para o exterior? Esta é uma dúvida muito grande no nosso meio. Viajar é muito bom, tirar férias é essencial, conhecer o exterior é engrandecedor em vários sentido. Você pratica outro idioma, conhece lugares fantásticos, conhece outras culturas e outros povos.

Mas como nada é de graça e você já aprendeu isso desde o primeiro dia da sua formação militar, para viajar para o exterior, ou para qualquer lugar de férias, sua vida financeira deve estar organizada! O planejamento financeiro deve abarcar, além das dívidas e dos aportes para a independência financeira, também as férias.

E qual é a melhor maneira de guardar dinheiro para viajar para o exterior? Será que comprar dólar é uma boa ideia? Vale a pena comprar dólar quando ele está quase 6 reais? Vale a pena gastar no cartão de crédito? Essas e outras dúvidas vamos sanar agora neste post. Falarei dos principais pontos para que você não perca dinheiro pagando altas taxas de câmbio.

Planejamento é tudo!

Em primeiro lugar saiba que o planejamento é a resposta para tudo. Assim como a gente precisa organizar nossa vida financeira, planejar nossa reserva, planejar uma compra de uma casa, de um carro e até de pagar a faculdade dos filhos, temos que planejar muito bem uma viagem ao exterior.

Quando falo em planejar uma viagem ao exterior você deve decidir quantos dias irá ficar, para onde vai, escolher hotel ou Airbnb, ver se vale a pena alugar carro ou transporte público, decidir os pontos turísticos que quer visitar, ver se vai comer sempre na rua ou se tem como fazer refeições na acomodação que vai ficar dentre outras coisas.

Resumindo, faça seu QOPM. Organizar uma viagem não é diferente de uma patrulha. Na hora de sair em viagem, não esqueça de dar a ordem à viagem igualzinho fazemos com a ordem à patrulha.

Depois que você planejou tudo no papel, pesquisou valores de tudo, ai sim pode começar a pensar em obter os dólares ou outra moeda qualquer que seja necessária. O ideal é planejar tudo e juntar o dinheiro antes de viajar. Evite fazer dívidas durante a viagem e retornar com contas a pagar, principalmente no cartão de crédito.

Atenção, para viajar para o exterior é primordial ter um cartão de crédito internacional, no entanto ele só deve ser usado em casos de emergência! Alguns cartões de crédito oferecem o seguro viagem se você comprar a passagem com ele então, cheque se a bandeira do seu cartão tem esse benefício. Podemos fazer um post só para falar de cartão de crédito.

Como comprar dólar para viajar?

A maneira mais simples para comprar dólar para viajar é na casa de câmbio, no entanto você pagará um valor mais alto do que outras alternativas. Existe uma coisa chamada spread que é a diferença entre o preço de compra e o preço de venda. Já reparou que sempre tem uma diferença no preço se você quiser comprar ou vender? Então, ai que mora o perigo.

spread ao comprar dólar
Tabela de spread cobrado nos principais bancos

Alguma casas de câmbio cobram um spread muito alto. Bancos também cobram e o cartão de crédito, nem se fala, este sim cobra um spread altíssimo. É assim que eles ganham dinheiro. Se você for comprar dólar nas casas de câmbio nos aeroportos, ai que vai pagar mais caro mesmo. Evite ao máximo comprar dólar nesses lugares.

Um outro ponto muito importante é que você não deve deixar para comprar tudo o que vai precisar no momento da viagem. Nunca saberemos quanto vai estar o dólar amanhã então, ir comprando aos poucos é o ideal. Assim você não se descapitaliza de uma vez e diminui o risco de pagar mais caro, ou até mais barato, nunca saberemos.Vamos ver algumas alternativas de compra de dólar para viajar.

Conta em banco no exterior

A melhor maneira de todas é ter uma conta em um banco no exterior, de preferência nos Estados Unidos. Se você já participou de alguma missão no exterior, provavelmente abriu uma conta no BB Miami. Se você tem essa conta, não a encerre e deixe uma quantia lá.

A conta no BB Miami quando aberta por ocasião de missões no exterior, não cobra taxa. Após a missão, caso seja cobrado, negocie com sua gerente. Ter uma conta no exterior é fundamental para quem quer viajar, pretende morar fora ou mandar os filhos estudarem fora.

Comprar dólar
Site do BB Americas para abertura de conta online

Tendo uma conta no exterior você pode enviar dinheiro para ela por diversos meios como o próprio banco (mais caro) ou por alguma casa de remessa de dinheiro como a Remessa Online ou Transferwise. Estas casas de remessa têm spread muito melhor do que dos bancos.

Se você não tem conta no BB Miami, pode abrir uma conta no BB Americas sem sair de casa. Existe uma modalidade de conta online que você abre pela internet somente enviando os documentos. O problema dessa conta é que para não pagar taxas mensais, você precisa ter pelo menos 10 mil dólares lá, investidos ou não. É um valor muito alto para manter uma conta. Caso não deixe este valor lá, pagará taxa mensal de 25 dólares.

Remessa Online
Site da Remessa Online por onde você pode enviar dinheiro ao exterior

Se for viajar para os Estados Unidos, aproveite para abrir uma conta em um banco pessoalmente. Até agora eu sei que o banco Wells Fargo permite que estrangeiros abram conta apresentando o endereço do Brasil. Eu abri uma conta dessas quando fui aos EUA ano passado. Deixando 1500 dólares na conta você fica isento de qualquer taxa.

Vantagem de ter um conta em banco no exterior

Como falei, uma das vantagens e enviar dinheiro por casas de remessa e pagar um spread bem menor do que dos bancos. Outra grande vantagem é possuir uma cartão de débito e com isso você não precisa ficar carregando rios de dinheiro no exterior. Eu já andei muito com aquela pochete invisível com dinheiro na barriga e não é seguro.

Com o cartão de débito você pode pagar o que quiser e sacar dinheiro nos caixas eletrônicos. Se fizer isso nos EUA, não paga nenhuma taxa mas se fizer em outro país, há uma pequena taxa dependendo de cada banco. Aliás, essa é uma grande vantagem em ter conta no exterior, você pode sacar dinheiro da sua conta em qualquer lugar do mundo já em moeda local.

Vai viajar para a Europa? Pode sacar em euros lá. Vai viajar para o Japão, fique a vontade para sacar na moeda local. Isso é uma grande vantagem e o spread que o banco nos EUA cobra, também é muito mais baixo do que as casas de câmbio.

Travel Money

Existem aqueles cartões pré pagos chamados de Travel Money. Eles também quebram um galho em viagens. Funcionam normalmente como um cartão de débito, a única ressalva é que você vai colocar crédito no cartão pelo banco que você está adquirindo o serviço.

Visa travel money
Cartão Visa Travel Money

Se for usar um Travel Money, fique atento ao spread na hora de comprar dólar. Procure sempre o banco que te fornece o menor spread e não cobre taxa de recarga nem cobre o cartão. Lembre-se que você é o cliente e eles estão lucrando de todas as maneiras. Sugue o máximo que puder do banco, ele não vai quebrar.

Bancos brasileiro com conta internacional BS2 e C6

Atualmente dois bancos brasileiros estão oferecendo uma conta internacional. Na verdade não é uma conta como em um banco americano mas é melhor do que contratar o Travel Money. Esses bancos abrem uma conta facilmente pelo aplicativo deles e te fornecem um cartão de débito.

Como, novamente, nada é de graça, alguns deles cobram 30 dólares só para emitir o cartão. É assim que banco ganha dinheiro, te oferece um serviço e cobra por outro. O inconveniente é que você vai pagar o spread deles, afinal você vai enviar dinheiro para usa conta no exterior fornecida por eles.

Sempre que for viajar, procure cotar e comprar dólar em diversos bancos, casas de câmbio e casas de remessa como a Remessa Online. Considerando o valor da viagem, economizar alguns centavos ao comprar dólar pode fazer grande diferença no final.

Cuidado ao comprar dólar

Geralmente queremos sempre o mais barato mas muito cuidado ao comprar dólar mais barato por ai. Existem sim notas falsas. Também existe muito golpe com promessas de venda de dólar com preço muito abaixo do normal.

Sempre busque uma instituição financeira confiável como casas de câmbio e bancos. Evite pessoas que te prometem dólar mais barato individualmente. Se você tiver um amigo que viajou e guardou uns dólares e agora quer vender, é diferente. Neste caso você conhece a pessoa e pode sim compra mais barato.

Considerações Finais

Viajar para o exterior requer um bom planejamento para não entrar em apuros. Cotar os preços de hotéis, aluguel de carro, ingressos de pontos turísticos, taxas, alimentação e souvenires é o ideal para já ir guardando o dinheiro para sua viagem. Evite ao máximo voltar com dívidas.

Existem dezenas de outras dicas para quem vai viajar para o exterior mas para que o post não fique gigante, vou finalizando por aqui. Caso tenham interesse de ver alguns assunto de viagens para o exterior, visitem meu site de viagens clicando aqui. Se tiverem alguma dúvida ou alguma contribuição, fiquem a vontade para deixar nos comentários.

Nossa Lida, Vossa vida, Brasil!

Leave a Reply