Bancos digitais

Bancos digitais

Senhores, temos que economizar para investir e atingirmos nossa independência financeira buscando uma aposentadoria antecipada. Como já comentei no post sobre aposentadoria, não podemos ficar a vida toda aguardando os anos passarem para receber do governo uma aposentadoria que pode não ser suficiente.

Na saga da busca incessante de evitar pagar taxas bancárias, conforme vimos no post anterior, vamos tratar hoje dos bancos digitais. Os bancos digitais trazem serviços gratuitos além de contas sem tarifa de manutenção. São banco de menor valor de mercado mas que podem crescer muito e já oferecem bons serviços.

FINTECH

Antes de falarmos de algumas opções de bancos digitais, vamos ver o conceito de FINTECH. Fintech é um termo que surgiu da união das palavras financial e technology. Fintech são maioritariamente Startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do Sistema financeiro. Essas empresas possuem custos operacionais muito menores comparadas às instituições tradicionais do setor

Resumindo, esses novos bancos digitais de quais vamos falar, são nada mais nada menos do que FINTECH que estão ganhado espaço no mercado. São pequenas empresas que estão oferecendo serviços e seu custo de operação é menor do que grandes corporações. Tudo isso está ligado com empreendedorismo e veremos um pouco desse assunto no futuro.

Bancos Digitais ou virtuais

Os bancos tradicionais são extremamente chatos. Você vai, enfrenta fila, perde um tempão e sai de lá com um empréstimo sem resolver seu problema. Sem contar que o atendente/gerente te convence de que está quebrando seu galho cobrando por um serviço. Fazem de você “especial” para tirar seu dinheiro com um péssimo atendimento. Se quiser um atendimento melhor, simples, pague mais por isso.

Já os bancos digitais não possuem loja física nem atendimento presencial. São serviços online e por isso possuem baixo custo de operação. Você resolve tudo do seu computador, tablet ou celular de qualquer lugar que estiver. Se estiver na fila do mercado pode entrar no banco pelo aplicativo e fazer uma transferência entre contas. Se quiser pagar uma conta, pode fazer isso simples e rápido sem filas.

São vários os serviços oferecidos pelos bancos digitais que trazem comodidades a você, inclusive deposito de dinheiro por boleto. Nos bancos tradicionais, até pouco tempo, para depositar dinheiro tínhamos que ir até uma agência ou caixa eletrônico para depositar por envelope. Hoje em dia você gera um boleto, paga ele e pronto, o dinheiro está depositado na conta. Do mesmo modo que a gente paga uma conta por boleto e o dinheiro cai na conta de alguém, podemos fazer o mesmo na nossa conta para depositar dinheiro.

Alguns bancos tradicionais também já criaram sua versão digital. Veremos agora algumas opções de bancos digitais que já abri conta, testei e alguns ainda uso.

Banco Inter

 banco digital inter

O Banco Inter anteriormente chamava-se Banco Intermedium. É um banco digital que cresce bastante e provavelmente você já deve ter ouvido falar. Atualmente o Banco Inter possui mais de 2 milhões de contas. Oferece uma conta digital sem custos com transferências gratuitas entre contas para outros.

A abertura de conta é rápida de simples. Basta baixar o aplicativo, preencher os dados, tirar foto dos documentos e pronto. Uma vez com sua conta aberta, você terá acesso a investimentos, empréstimos (não pegue), depósito pode boleto, contratação de seguros e até cartão de crédito. Ou seja, você tem todos os serviços que precisa para o dia a dia e de forma gratuita.

NuBank

bancos digital nubank

Apensar de ter nome de banco, o NuBank oferecia inicialmente, cartão de crédito sem nenhum custo. Você precisava ser aprovado para adquirir um cartão. As pessoas aprovadas recebiam 10 convites para utilizar entre família ou amigos. Mas como a FINTECH foi crescendo, eles retiraram essa limitação de convites.

Após crescer muito, eles abriram sua NuConta. A NuConta é a conta corrente sem nenhuma tarifa. Hoje você pode baixar o app e abrir a conta em poucos minutos. A NuConta também oferece vários serviços como depósito por boletos, antecipação do pagamento de seu cartão de crédito, saques (apesar de ter uma alta tarifa) e transferências grátis ilimitada para outros bancos.

Banco Sofisa

Sofia direto

Este é outro banco muito bom e com tarifa zero. O Sofisa está em um patamar maior que alguns outros bancos digitais. Oferece os mesmos serviços e uma gama de produtos de investimentos como CDB, LCI e LCA. Se você ainda não viu o post sobre investimentos, clique aqui.

Abri conta no Sofisa Direto quando estava na missão no exterior, ou seja, nem no Brasil eu estava e mesmo assim abri a conta sem nenhum problema. Além dos serviços listados acima, ainda fornece cartão de crédito e saques. Diria que esse é um do melhores bancos digitais.

Banco Original

bancos digitais banco original

O Banco Original é outro banco junto com Inter e Sofisa Direto que tem um tamanho maior do que outros. Além de todos os serviços já listados em outros bancos como transferências gratuitas, depósito por boleto e cartão de crédito, também oferecem uma ampla carteira de investimentos.

Esse foi outro banco que abri conta estando fora do Brasil. É uma conta que não movimento mas que nunca me cobraram nenhuma taxa. Mantenho a conta aberta pois se um dia tiver problema em algum banco, utilizo este.

Banco Next

Banco Next banco digital

O Banco Next tem por trás o Banco Bradesco. No entanto também é um banco digital sem tarifas. O marketing do Next é de algo mais descolado voltado para o jovem universitário. Indo nesta linha, fiz minha filha de 18 anos abrir conta sozinha e ela conseguiu. Hoje ela utiliza o Banco Next e isso está sendo muito bom para ela aprender sobre como gerenciar uma conta e a mesada dela.

Oferece transferências entre contas gratuitas mas tem limitações. A pegada para o público mais jovem vem quando você nem gasta seu plano de dados para acessar a conta. Outra funcionalidade que oferece é a vaquinha, onde você pode solicitar dinheiro a amigos e parentes para comprar algo.

Outros bancos digitais

Existem outros bancos digitais que não abri conta mas já li alguns reviews e também são bons. Com a revolução da tecnologia e a abertura no comércio para a criação de startups e fintechs, as opções estão aumentando bastante. A concorrência traz bons serviços e preços baixos. Outros bancos digitais são:

  • Neon
  • Agibank
  • PagSeguro
  • Mercado Livre
  • C6 bank
  • Social Bank
  • Renner Bank

Agora, alguns bancos digitais que pertencem a grandes bancos

  • iConta do Itaú
  • BB Digital do Banco do Brasil
  • Super Digital do Santander

Conclusão

Os bancos digitais cresceram bastante e oferecem bons serviços. Se você não necessita de muitos serviços bancários por mês e paga alguma taxa de manutenção de conta, está na hora de rever seus conceitos e abrir conta em um banco digital. Não há necessidade de pagar para deixar seu dinheiro em um banco. Podemos detalhar mais cada funcionalidade de cada um desses bancos se surgirem muitas dúvida.

Não se deixe levar por histórias de gerentes de bancos oferencendo vários serviços que você não precisa e ainda cobrando por isso. Junte o valor das taxas que você paga em seu banco e invista. Não perca tempo e abra conta em um desses bancos agora mesmo.

Sê mais um paraquedista e orgulha-te de ti mesmo!

4 thoughts on “Bancos digitais

  1. A minha primeira interação digital com banco foi a tentativa de criar a conta digital no Bando do Brasil e no Itaú. No BB, era necessário fazer um cadastro online, e comparecer a uma agência para finalizar o cadastro. Depois de ir duas vezes na agência, percebi que até conseguiria fazer a conta, mas se toda vez que tivesse problema precisasse passar por aquele descaso, não valeria a pena. No Itáu era necessário fazer uma inscrição online, e as orientações recebidas chegariam por e-mail. Fiz a inscrição duas vezes, o e-mail de resposta nunca chegou.

    Já na tentativa em relação a bancos digitalizados, a primeira experiência foi com o Banco Inter. Tentei fazer o cadastro pelo aplicativo. Mas meu endereço possui quadra e número de casa, mas na conta de energia aparece uma numeração própria, não a numeração da casa. O meu cadastro emperrou nesta parte. Na época o Inter não possuía canal de atendimento que absorvesse a demanda de clientes. Não conseguia trocar a conta inserida no aplicativo, nem colocar o endereço igual ao da conta, e, para piorar, toda semana o recebia uma mensagem pedindo para concluir o cadastro. Desisti pois percebi que o sistema deles era bom e rápido mas, qualquer necessidade fora do processo automatizado não seria solucionado de maneira simples.

    Então fui para o Nubank. Não tive problemas em relação ao serviço deles. O atendimento é rápido, consigo resolver tudo online ou pelo celular. Como uso corretora para investimento, depois que os valores em conta-corrente recebem correção de juros com referência no Tesouro Direto, o Nubank atende a maioria das minhas necessidades.

    A única questão para quem usa banco digital são os saques. Do Nubank, por exemplo, tem o custo de R$ 6,40 por saque. Para quem é organizado, não é impeditivo. Mas para quem gosta de ter livre acesso ao caixa eletrônico para retirar dinheiro em espécie, pode ser um fator desagradável.

    A última experiência foi com o Pag (é só “Pag” mesmo). Como a maioria das iniciativas, começou com cartão de crédito e abriu para conta digital. Tive uma experiência ruim nesse serviço, pois houve um período de dois ou três dias que ficou fora do ar. E havia uma reclamação de cobrança do cartão de crédito que queria fazer nesse período. Mesmo banco físico, eles param de funcionar por sistema fora ar ou greve, por exemplo. Mas a experiência serviu para refletir sobre as fraquezas na interação com esses entes financeiros. Ainda utilizo o serviço deles, que melhorou muito, como alternativa ao Nubank.

    1. Raillander, muito bom seu relato. Experiências temos muitas e precisamos de um post para cada banco só para comentar prós e contras. Quanto aos bancos grandes, como BB e Itaú, é isso mesmo que você falou. Eles criam dificuldades para pode vender o plano de uma conta melhor, afinal grande parte da receita dos bancos vem das taxas de manutenção de conta. O BB tinha uma excelente conta digital mas que foi encerrada e agora criaram outra com várias limitações.

      Quanto ao Banco Inter, ele cresceu rápido demais. Já teve problemas com TI duas vezes que saírem na mídia. Alguns problemas foram corrigidos e acredito que ao longo do tempo vai melhorar mais ainda. O Nubank tem girado redondinho nesse quesito e também está crescendo bastante. Quanto a pagar por saques, realmente é um valor alto mas como você disse, se a pessoa se programar e fizer apenas um saque por mês, pode valer a pena sim. Afinal hoje em dia até vendedor de picolé na praia aceita cartão de débito então não vejo tanta necessidade em ficar sacando dinheiro várias vezes no mês.

      O Pag eu não testei. Existem muitos bancos digitais hoje em dia mas os que estão com melhor gestão são os que postei. Temos que tomar cuidado para não cair em golpes tentando evitar pagar uma taxa de 10 reais. Para quem não mantém grandes quantias de dinheiro no banco e usa mais para pagamento de conta, vejo esses 5 bancos como excelentes opções.

      Abraço!

Leave a Reply